Como cuidar da grama sintética em casa

Postado por Total Grass - 09 Abril, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas

O gramado artificial tem roubado a cena quando se trata de decoração. Diversos projetos de áreas internas e externas contam com ela para dar um aspecto mais verde e natural à paisagem.

Mas, como tudo na vida, quando pensamos em adotar esse tipo de acessório, diversas perguntas começam a surgir, a maior parte delas relacionada aos cuidados. Afinal, como manter essa grama verdinha e sempre com um aspecto saudável, deixando nossos ambientes muito mais bonitos?

A verdade é que a resposta é muito simples. Não existe nenhum segredo, só algumas dicas importantes. Diferente da grama comum, a sintética não exige muito trabalho e grandes investimentos de tempo e dinheiro.

E o melhor é que com a manutenção da grama sintética feita da maneira correta, o gramado artificial continua perfeito por muito tempo.

Confira algumas dicas para fazer a manutenção da grama sintética em casa

Para cada realidade, um nível diferente de cuidado

A frequência de limpeza tem muito a ver com a sua situação particular e com a área em que o seu gramado está exposto.

Por exemplo, se você tem filhos, animais de estimação ou vegetação natural, provavelmente vai precisar fazer a limpeza com mais frequência que aqueles que não têm essa realidade.

Já nos períodos de chuva, ela mesma dá conta de deixar tudo em ordem, facilitando o cuidado.

Na hora de limpar

Normalmente, o ideal é que se faça uma pequena limpeza em seu ambiente com grama sintética, pelo menos, uma vez por semana.

E quando for fazer isso, seja dentro de casa ou no quintal, procure sempre realizar alguns passos importantes:

Retire toda a sujeira

Recolha folhas, sujeiras de animais de estimação e qualquer tipo de lixo. Você pode usar uma vassoura também para tirar a poeira e partículas menores.

Utilize um pouco de água

Você pode espirrar água com um recipiente com spray ou, até mesmo, usar uma mangueira que não tenha pressão. A água ajuda a tirar a sujeira mais difícil e a deixar tudo sempre verdinho.

Se tiver pets, desinfete!

Faça uma mistura de água e um pouco de desinfetante ou alvejante sem cloro e espirre na grama. Essa solução também é ótima caso a grama seja também o banheiro do seu bichinho. Neste caso, limpe sempre que ele fizer suas necessidades.

Cuidados para todos os dias

Além da limpeza, alguns cuidados de manutenção também são importantes.

Não estacione

Se você tem um gramado artificial em um ambiente interno, evite estacionar veículos sobre ele, mesmo que ocasionalmente ou por um curto período de tempo.

O peso constante pode danificar ou, até mesmo, arrancar as cerdas da grama, deixando o piso com falhas. Além disso, os fluidos que um carro pode liberar contêm fortes agentes químicos e também podem prejudicar o seu gramado.

Por isso, lembre-se, se é um gramado artificial, não estacione!

Móveis

Mesinhas, cadeiras, espreguiçadeiras, tudo isso compõe ambientes que nos acolhem. Aqueles lugares que temos vontade de passar o dia inteiro! E você pode usar todos esses móveis em seu gramado sintético, sem nenhum problema.

O único cuidado neste caso é na hora de arrastar e mudar os seus móveis de lugar. Esse movimento pode deteriorar a grama artificial aos poucos, diminuindo a sua durabilidade.

Piscina pode!

Nem todo mundo tem piscina em casa, mas nos dias de calor todo mundo merece se refrescar. E, principalmente para as crianças, a solução são as piscinas infláveis. E você pode sim colocá-las sobre o seu gramado.

É importante apenas se lembrar de, quando desmontar a piscina, varrer a área onde ela estava no sentido oposto ao das cerdas de grama, para que tudo volte para o lugar. Fazendo isso sempre que retirar sua piscina, você não perde a oportunidade de aproveitar os dias de sol e também não perde a beleza do seu quintal.

Churrasqueira também pode – mas com cuidado!

As gramas sintéticas são preparadas para aguentar altas temperaturas, mas isso não quer dizer que seja seguro deixá-las em contato direto com o fogo.

Por isso, quando for fazer aquele churrasco com a família e com os amigos, cuide sempre para que não caiam brasas no seu gramado, o que pode derreter as cerdas. Uma boa saída é usar uma cobertura ou uma lona sobre o gramado, debaixo da churrasqueira. Assim, fica mais fácil evitar acidentes.

A grama sintética tem muitos benefícios e deixa qualquer projeto de decoração muito mais bonito. Com um pouco de cuidado com a limpeza e atenção à manutenção, ela dura mais e embeleza por muito mais tempo.


Posts recentes

Tapetes e carpetes de grama sintética: praticidade e beleza para ambientes internos

Leia mais

O que faz a grama sintética parecer tão real?

Leia mais

Por que a proteção UV é tão importante para a grama sintética?

Leia mais