Como fazer manutenção de grama sintética?

Postado por Total Grass - 08 Abril, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas

 

Frequentemente, são ouvidas reclamações a respeito da durabilidade e perda de qualidade da grama sintética, além de afirmações de que esse tipo de grama não é um bom substituto para o gramado natural.

Porém, mitos como esses podem evitados quando conhecemos a procedência do produto. Além disso, para que a qualidade e a durabilidade sejam preservadas é preciso atentarmos para a manutenção da grama sintética, seja ela decorativa ou esportiva.

Pensando nos mitos e nas dúvidas, preparamos este post, que tem como finalidade explicar como deve ser realizada a limpeza e manutenção de grama sintética. Leia e descubra!

Quais são as vantagens da grama sintética?

Inicialmente, é preciso compreender que o uso do gramado sintético é extremamente vantajoso por sua durabilidade, praticidade com os cuidados a serem tomados e diminuição de custos com a grama.
Ainda podem ser destacadas outras vantagens, como:

  • não há necessidade de descanso para manutenção;
  • pode ser usada todos os dias, sem prejudicar a superfície;
  • mantém o aspecto estético e estável durante todo o ano, mesmo tendo manutenção limitada;
  • é mais higiênica, devido ao uso de material artificial protegido da proliferação de microrganismos;
  • pode ser instalada em ambientes internos e externos.

Com esses benefícios, a grama sintética tem sido amplamente indicada para uso decorativo, esportivo e até como paisagismo. No entanto, é preciso atentar-se a sua correta manutenção.

Como deve ser feita a manutenção de grama sintética?

Como dito, dentre os vários benefícios para a utilização do gramado sintético, percebe-se a praticidade com os cuidados, redução no custo, além do fato de existirem gramados ecológicos — que asseguram economia de água, redução da poluição e não necessidade do uso de produtos nocivos ao meio ambiente.

A manutenção de grama sintética é muito simples e fácil. A seguir, explicaremos como fazer a limpeza de modo eficiente e aumentar a vida útil do gramado.

Escovação

A limpeza da grama sintética em campos esportivos deve ser realizada mediante escovação . É importante ressaltar que a grama sintética em campos esportivos não é lavada, e que é necessário fazer a reposição da borracha de tempos em tempos. Também deve ser evitado o uso de escovas de metal ou rastelo de ferro para não rasgar as fibras da grama sintética ou estragar a base.

Jato d’água

Para a limpeza da grama sintética com fins decorativos basta lavá-la com jato d’água leve e sabão neutro.

Produtos

A facilidade para higienizar a grama sintética é uma de suas grandes vantagens, visto que não há necessidade da utilização de produtos como desinfetantes. Somente podem ser usados para limpeza e higienização da grama sintética decorativa o sabão neutro e a água.

Vale lembrar que são necessários cuidados periódicos com a instalação e higienização.

Qual é a importância da manutenção?

A manutenção de grama sintética é fundamental para que o espaço fique limpo, tenha densidade uniforme e aplanada, com escoamento ideal para que não haja acúmulo de água durante a chuva.

Outro fator importante é proporcionar o aumento da durabilidade e vida útil do gramado. Os cuidados corretos evitam o amassamento das fibras, resultando em melhor estética, aparência atrativa e ainda propicia segurança.

Sendo assim, é possível notar que, com os cuidados e manutenção de grama sintética, é possível conservá-la sempre limpa, bonita e ainda manter sua qualidade e duração por mais tempo.

Agora que você já conhece os cuidados com a manutenção de grama sintética, que tal ler nosso artigo com 5 dicas para escolher grama para campo society?


Posts recentes

O que faz a grama sintética parecer tão real?

Leia mais

Por que a proteção UV é tão importante para a grama sintética?

Leia mais

Por que investir em um pacote completo na construção de campos e quadras?

Leia mais