Entenda a importância da localização para o seu estabelecimento

Postado por Total Grass - 08 Abril, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas

 

A escolha da localização do negócio é uma das decisões mais importantes. Isso porque se o local não for bem posicionado e atrativo aos olhos do cliente, os resultados não serão nada positivos.

Pois é! A escolha do ponto comercial é um desses fatores impeditivos de crescimento! Para ajudar você a entender a importância de selecionar um bom local na hora de abrir um negócio, levantamos alguns pontos neste post. Acompanhe!

Localização do negócio: por que é importante?

Antes de tirar as ideias do papel e colocar em prática, é necessário fazer uma pesquisa minuciosa para conhecer as opções de espaço que sejam atrativas e estejam disponíveis para se tornarem pontos comerciais.

O empreendedor deve optar por locais onde as pessoas tenham fácil acesso, pois o atendimento deve ser prestado com excelência para que todos saiam satisfeitos. A ambientação e a localização do negócio são fatores que garantem o sucesso. Conheça alguns cuidados que devem ser observados logo no início da escolha!

Plano de negócios

O primeiro passo no processo de escolha da localização é ter em mãos o plano de negócios com todas as definições e estratégias. É por meio desse documento que é possível verificar se o local tem espaço adequado para as instalações, se terá fácil acesso e proximidade com demais pontos comerciais, entre outras coisas.

Antes mesmo de escolher um bairro ou um prédio específico para a instalação do empreendimento, você deve pensar em uma série de fatores. Por exemplo, se for uma loja, tem estrutura para a colocação de balcões? Existem tomadas suficientes? O espaço é adequado para quantas pessoas? Ter um projeto em mãos ajuda a responder uma série de perguntas e a tomar a melhor decisão.

Estratégia de marketing

A escolha da localização do negócio é muito mais complexa do que muitos empreendedores pensam. Isso porque cada tipo de negócio se enquadra em uma realidade diferente. Se é algo que requer a entrega de produtos de forma rápida, o ideal é que a empresa fique próxima a uma rodovia.

Ao definir a estratégia de marketing, o empreendedor consegue entender quão perto do cliente ele precisa estar. Você deve pensar em todas essas questões e estudar sobre a visibilidade do lugar, o mercado em volta, a quantidade de pessoas que passam diariamente pela frente etc.

Como escolher o melhor local para sua empresa?

Existem diversos fatores que devem ser avaliados e que mostram se determinado local é ou não um bom ponto comercial. Veja algumas dicas para ajudar você nesse processo!

Conheça seu público-alvo

A escolha do ponto comercial deve estar de acordo com o público que você deseja atingir. Quando o empreendedor seleciona um local sem definir quais serão seus consumidores, ele corre o risco de não conseguir atrair os clientes certos.

Para isso, faça uma boa pesquisa! Conheça quem são os moradores do bairro, quais empresas estão instaladas por perto e qual o perfil das pessoas que frequentaram a localidade ou que se deslocariam até o seu estabelecimento.

Avalie a acessibilidade do local

Aqui, vale aquela velha ideia: quem não é visto, não é lembrado. Dê preferência a locais de fácil acesso e com boa visibilidade. Quanto mais fácil for chegar até o endereço, melhor será a decisão de compra do cliente.

Não é incomum nos depararmos com consumidores deixando de ir em lojas ou restaurantes por não terem onde estacionar seus carros, por exemplo. Locais com boa circulação de pessoas e de veículos são sempre boas opções.

Avalie a concorrência do entorno

Veja a concorrência como algo positivo: locais com grande movimentação de pessoas e com outros estabelecimentos próximos trazem maior visibilidade e, consequentemente, um grande potencial de clientes.

Além disso, áreas menos conhecidas demandam mais esforços com divulgação — o que gera maiores custos. Por isso, encare a concorrência como algo positivo e tire proveito das oportunidades.

Escolher de forma inteligente a localização do negócio pode ajudar muito no sucesso de vendas e no retorno de bons resultados. Ter em mãos o projeto de instalação e as demais especificações de implementação é o pontapé inicial para alavancar as receitas.

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