Entenda como usar grama sintética para quadra de tênis

Postado por Total Grass - 12 Março, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas

grama sintética para quadra de tênis tem ganhado muitos adeptos. Como sabemos, cada modalidade de esporte tem características distintas, o que faz necessário diferentes configurações de gramado para que o desempenho dos atletas não seja prejudicado pela superfície.

Desse modo, o gramado macio e antiderrapante assegurado pela grama sintética, favorece os atletas, pois reduz as lesões e também proporciona alto desempenho no esporte, fazendo com que a bola adquira mais velocidade.

Neste conteúdo, mostraremos as principais informações que você precisa saber sobre a grama sintética para quadra de tênis. Continue a leitura para conferir!

Qual o tipo indicado de grama sintética para quadra de tênis?

Uma superfície plana, retangular e firme é a ideal para um esporte dinâmico, como o tênis.

Pisos como saibro ou o piso duro podem ser usados para a prática do esporte, porém, se quiser utilizar a grama artificial, ele deve apresentar fibras de 15, 20, 25 mm.

Também é muito importante que seja composta por muitos fios por metro quadrado, além de ser preenchida com areia sílica. Isso porque é preciso sustentar os fios e o equilíbrio da bola.

A velocidade do jogo é regulada pela quantidade de areia misturada na tinta, nas quadras rápidas. Isso quer dizer que, quanto mais areia, mais lenta será a partida. Já na grama para tênis, pouca areia faz a bola desviar do seu caminho.

Por isso, é crucial entender que falhas no gramado, como fibras emaranhadas e calombos, interferem no desempenho das partidas, podendo mudar a direção da bola. Para evitar tais problemas é fundamental garantir um material de boa qualidade, e escolher com bastante cuidado a empresa de grama sintética responsável pela instalação.

Quais as vantagens em usar a grama sintética para quadra tênis?

A utilização da grama sintética para tênis traz grandes vantagens, como a economia de recursos, durabilidade e alto desempenho. Esses benefícios são percebidos quando comparamos o seu valor aos pisos de saibro ou a grama natural, visto que não há necessidade de manutenção frequente.

A prevenção de formação de poças em caso de chuva é outro ponto positivo da grama sintética, já que a drenagem da água evita essa situação, tornando a superfície mais segura para os jogadores.

Além disso, com o gramado artificial para quadras de tênis, há economia também no uso de tinta para marcações, já que não é necessário reaplicá-la a cada partida, pois o gramado estará sempre verde, conservando as marcações por mais tempo.

Como usar e quais são os cuidados necessários com a grama sintética?

Esse tipo de grama não precisa ser podada ou regada como a grama natural e, por isso, não exige muita manutenção.

É necessário apenas 1 varrição semanal ou quinzenal para o levantamento das cerdas e manter o composto areia uniforme, melhorando o conforto e a jogabilidade na quadra. Também não se faz necessário o uso de produtos químicos. É preciso apenas providenciar uma escova para higienizar os resíduos indesejados e manter a grama limpa.

Enfim, como você pôde perceber, a grama sintética para quadra de tênis tem um ótimo custo-benefício, além de garantir um melhor desempenho do esporte pelos atletas.

E ai, gostou do conteúdo de hoje? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para ajudar também os seus colegas que atuam no mesmo ramo? Até a próxima!


Posts recentes

Tecnologia e Evolução Constante!

Leia mais

Você foi convocado!

Leia mais

Grama sintética decorativa para playgrounds e mini campos

Leia mais