Marketing digital para pequenos negócios: entenda como funciona

 

O mundo digital abre, a cada dia, muitas possibilidades de impulsionar empresas menores, com custos e efetividade totalmente aderentes a esse mercado.

Cabe ao gestor estar atento a essas oportunidades e buscar alternativas que possibilitem a melhor estratégia de marketing digital para pequenos negócios dessa parcela da economia, inclusive para empreendimentos de quadra society, por exemplo.

É preciso buscar parceiros que trabalhem com diversas plataformas e canais de publicidade, abrindo e facilitando o acesso a novidades que podem fazer das pequenas organizações cada vez maiores — e dentro dos seus orçamentos.

Continue lendo o post e saiba como funciona esse método digital para sua empresa!

O que é marketing digital?

Um composto de ações que podem ser realizadas em vários meios digitais com a meta de promover empresas e produtos. O marketing digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios.

A expressão tem se tornado mais popular à dimensão em que as pessoas passaram a usar mais os dispositivos digitais no sistema de compra, seja para buscarem os produtos seja para efetuarem as compras em si.

Como funciona essa estratégia?

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do marketing digital para pequenos negócios, existem aquelas estratégias que se evidenciam por serem empregadas pela maioria e trazerem, geralmente, resultados positivos. São elas:

  • e-mail marketing: normalmente, em seu conteúdo, é aplicado para comunicar promoções, solicitar vendas, adquirir negócios ou doações e seu intuito é criar confiança, lealdade ou branding. E-mail marketing pode ser feito por listas construídas, tanto de clientes quanto de potenciais clientes (leads);
  • redes sociais: essa significativa presença de usuários tem tornado as mídias sociais um essencial canal de comunicação entre os consumidores e as empresas, tornando-se um instrumento poderoso de marketing de relacionamento;
  • otimização de conversão: expandir as taxas de conversão para certo objetivo estabelecido. Isto é, reduzir o atrito e aumentar a proporção de pessoas que fazem a ação necessária para ir do contexto A ao contexto B;
  • marketing de busca: tem como meta fazer com que o site estabelecido seja privilegiado e apresente-se prioritariamente para aqueles que procuram por algo relativo a ele na internet.

Por que investir no marketing digital para pequenos negócios?

Já são mais de 3 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo. Nacionalmente, a relação é proporcional: com 120 milhões de pessoas conectadas, estamos atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia.

Dessa forma, uma empresa de pequeno porte tem a chance de se expandir e ganhar mercado em lugares que nunca imaginou antes de usar as mídias digitais.

Quais os benefícios?

Complementando o tópico acima, vejamos alguns benefícios ao aplicar esse método:

  • ser encontrado com mais facilidade;
  •  tornar-se referência em seu mercado;
  • segmentar melhor o público-alvo;
  • analisar os resultados com facilidade;
  • investir de acordo com seu orçamento.

O marketing digital, apesar de demandar um mínimo de investimento, pode ser bem mais barato do que o tradicional. Por isso, as estratégias de marketing online dominam, atualmente, a maior parte das estratégias de marketing de diversas empresas de pequeno porte.

Como implementar uma presença online?

São muitas as formas de implantação para fortalecer a sua marca e atrair novos clientes. Vamos citar duas maneiras que consideramos as mais relevantes para iniciar esse tipo de estratégia e alcançar bons resultados.

Use imagens atraentes

Busque por imagens atraentes conforme o tema para inserir em seus posts e nos materiais para download. Elas os tornarão mais envolventes e asseguram maior destaque nas mídias sociais ao compartilhar a URL.

Insira botões de compartilhamento

Caso sua instituição já utilize blog, pode facilmente acrescentar um widget de compartilhamento em redes sociais. No blog, existem diversos plugins que podem ser inseridos e instalados.

Em resumo, o marketing digital para pequenos negócios pode ser uma ferramenta essencial, caso o gestor do empreendimento saiba gerenciar essas dicas e colocar em prática seu funcionamento.

Gostou do post? Aproveite e conheça, também, outras técnicas para atrair mais clientes!