Posso instalar grama sintética por cima da grama natural?

Postado por Total Grass - 18 Junho, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas


Instalar o gramado sintético sobre o natural é uma prática comum daqueles que estão em busca de redução de custos. No entanto, é uma prática adequada?

Seja em projetos esportivos, seja em decorativos, há uma série de benefícios na troca entre a grama natural pela grama sintética.

O gramado natural, por ser mais delicado, requer cuidados mais próximos. É preciso regar, podar, adubar, bem como realizar a aplicação recorrente de pesticidas, a fim de evitar a proliferação de pragas. Apesar da sua naturalidade, beleza e aconchego, esse tipo de gramado pode ser mais trabalhoso e custoso se comparado ao gramado sintético.

Com o objetivo de manter essa mesma naturalidade, beleza e aconchego, cada vez mais projetos com a utilização de grama sintética esportiva ou decorativa estão surgindo. Um dos principais motivos é justamente a manutenção reduzida que a grama sintética necessita.

Com um simples pano, água e sabão a manutenção é feita e descarta a necessidade de aparar ou adubar. Isso quer dizer que seu gramado sintético não prevê custos com jardineiros, pesticidas ou contas de água mais elevadas em períodos de baixa umidade. Claro que, a depender da movimentação de pessoas ou intensidade da prática esportiva realizada sobre ele, a vida útil desse gramado varia.

Outro aspecto positivo da grama sintética é a possibilidade de instalação em locais onde a grama natural não resistiria, como em cidades com climas quentes e de baixa umidade, ou em áreas com pouca incidência de luz. Mas, no geral, um dos grandes motivos da preferência é justamente a redução de custos, sejam eles recorrentes, com manutenção, sejam eles pontuais, com sua instalação.

Quanto à instalação da grama sintética, uma das grandes dúvidas que recebemos é: “eu posso instalar meu gramado sintético sobre o gramado natural?”.

Com o intuito de reduzir ainda mais os custos com seu jardim, campo ou quadra, a prática de instalar a grama sintética sobre a natural tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque um projeto que simplesmente instalar o gramado sintético em cima do natural não terá custos para retirar o gramado original, nem para preparar o solo, isto é, colocar o piso adequado, para receber o gramado sintético.

Respondendo à pergunta: sim, é possível instalar o gramado sintético sobre o natural. No entanto, essa prática não é recomendada. E, aqui, temos a licença poética para utilizar o ditado: “o barato sai caro”.

Ao instalar seu gramado sintético sobre o natural, você está abrindo espaço para uma série de problemas para seu novo gramado que, ao longo do tempo, podem representar custos de manutenção muito maiores do que os custos de uma instalação adequada. Vamos a eles:

* Drenagem: sem a preparação correta do solo que irá receber o gramado sintético, sua drenagem, com certeza, ficará comprometida;

* Resquícios da grama natural: é preciso lembrar que o gramado natural é um organismo vivo. E, como toda forma de vida, ele irá procurar maneiras de se manter vivo. Ao instalar a grama sintética sobre o gramado natural, grande parte do gramado original irá parar de receber luz e água e irá morrer. No entanto, algumas partes mais resilientes irão encontrar seus caminhos por entre os fios do gramado sintético, em direção à luz. Isso não só afeta diretamente a qualidade da grama sintética, como cria uma superfície irregular. Para prática esportiva, por exemplo, isso dá chances de tropeços, torções e contusões para os atletas.

* Eficiência e vida útil: sem os processos adequados de instalação, o gramado artificial instalado sobre a grama natural não tem garantias de eficiência, tampouco quanto à sua vida útil. Isso quer dizer que os custos de instalação reduzidos podem estar gerando novos custos: a troca do gramado todo bem abaixo do tempo esperado.

* Irregularidade do solo: por mais que o gramado anterior estivesse instalado adequadamente, irregularidades sempre aparecem. Sem a instalação adequada, o novo gramado sintético também terá as mesmas irregularidades, causando relevos e depressões que, por exemplo, podem se tornar poças d’água, por conta da drenagem comprometida, o que reduz a vida útil do gramado.

Veja o passo a passo para a instalação da grama sintética:

Retirada do gramado natural

Total Grass - Retirada do gramado natural
Contrapiso

Total Grass - Contrapiso

Geocomposto MacDrain

Total Grass - Macdrain

Instalação da grama sintética

Total Grass - Instalação da Grama Sintética
Grama sintética instalada

Total Grass - Grama Sintética

Pode-se notar que a prática da instalação sobre o gramado original tem muito mais pontos negativos do que positivos. É importante realizar uma instalação bem feita a fim de garantir a máxima performance e durabilidade do gramado sintético a ser instalado.

Conte com a Total Grass e nossas melhores práticas para execução do seu projeto, do contra-piso ao gramado.

Total Grass - Grama Sintética Decorativa

Posts recentes

Tecnologia e Evolução Constante!

Leia mais

Você foi convocado!

Leia mais

Grama sintética decorativa para playgrounds e mini campos

Leia mais