Saiba como fazer a precificação adequada em quadras esportivas

Postado por Total Grass - 08 Abril, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas

 

Com o cenário econômico atual e a concorrência cada vez maior, a dificuldade de manter uma empresa gerando lucros aumentou consideravelmente. Por isso, a cada dia os gestores de quadras esportivas precisam desenvolver habilidades para a gestão de precificação, visto que é fundamental para o desenvolvimento dos negócios.

Um dos principais fatores a ser analisado são as despesas com custos variáveis. Pensando nisso, apresentamos a seguir algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!

Quais os custos que devem ser levados em consideração na precificação?

Instalação

Após a instalação ser completamente concluída, o empreendedor saberá o valor total da construção, e em cima desse montante realizará o cálculo para saber a precificação ideal a ser cobrada.

Manutenção

A manutenção entra como custo variável, pois não é todo mês que será realizada. No entanto, outros períodos poderão precisar de mais de uma manutenção. Resumindo, não é algo fixo, por isso, o gestor deve fazer uma média anual, ou quem está iniciando seu negócio, pesquisar no mercado essa variação.

Localização

Existem quadras esportivas no mesmo bairro que podem ter aluguéis diferentes. Isso se deve por conta da estrutura comercial e de transporte disponível. Assim, como em locais diferentes na mesma cidade, a infraestrutura altera nos valores dos impostos. Dessa forma, a precificação tem uma variação, tanto para mais ou para menos.

O mesmo vale para os estabelecimentos situados em áreas com acesso fácil a supermercados, farmácias e padarias, ou localizados ao lado de um parque, caso dentro do local não ofereça esse tipo de serviço.

Concorrência

Uma forma eficaz e fácil de determinar o aluguel, consiste em pesquisar os valores cobrados pelos concorrentes, comparando fatores como a metragem da quadra, a estrutura oferecida, e se há o serviço de bar terceirizado.

Como fazer o cálculo utilizando todas essas variáveis?

Os custos variáveis são aquelas quantias em dinheiro que se modificam de acordo com os níveis de alocação. É a soma dos valores que aumentam conforme a capacidade de alugar o empreendimento. Ou seja: quanto mais for utilizada, mais gastos existirão com ele. Alguns outros exemplos são:

  • serviços terceirizados;
  • manutenção;
  • reposição de materiais esportivos.

A fórmula para não errar nos seus cálculos por meio das variáveis é esta:
Margem de contribuição = valor das locações – (custos variáveis + despesas variáveis)

Como estabelecer uma margem de lucro adequada?

Há muitos empreendedores que nunca ouviram falar em markup e, ainda, aqueles que confundem o termo com margem de lucro. Entenda os termos:

  • margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do serviço ou produto;
  • markup: é o percentual aplicado aos serviços, ou seja, o lucro desejado.

Qual a importância de fazer esse cálculo de maneira adequada?

É importante não errar no cálculo, pois seus concorrentes podem estar atentos a esse detalhe e resgatar seus clientes por meio da precificação adequada. Portanto, é essencial buscar sempre se reciclar para que outros estabelecimentos não levem vantagem.

Em tempos de ampla procura por quadras esportivas para locação, o gestor deve analisar formas de fazer o seu “produto” se destacar da concorrência, sendo que, a precificação do aluguel representa um importante fator. Seguindo essas dicas, fica mais fácil encontrar o valor mais adequado à realidade do mercado e aos interesses dos clientes e empreendedor.

Gostou do post? Aproveite para receber nossos artigos atualizados, assinando nossa newsletter!


Posts recentes

Grama sintética decorativa: o melhor modelo para o seu projeto

Leia mais

Grama sintética para eventos - muito mais elegância e praticidade

Leia mais

Como cuidar da grama sintética em casa

Leia mais