Tipos de fibra de grama sintética para campos de futebol

Postado por Total Grass - 25 Junho, 2019

Total Grass - Gramas Sintéticas


Para atender às necessidades da prática esportiva, um gramado sintético deve cumprir uma série de requisitos, otimizado para máxima performance dos atletas e maior durabilidade do gramado .

Existe uma série de motivos pelos quais a grama sintética esportiva tem ganhado cada vez mais destaque em diversos esportes, principalmente no futebol. Com a necessidade de gramados mais extensos, uma alternativa com considerável redução de custos de irrigação, manutenção, poda e eliminação de pragas é uma alternativa que chama atenção.

Além disso, outro motivo importante para explicar a preferência pela grama sintética é justamente sua resistência à exposição de raios UV e diversas condições climáticas. Em campos de futebol com grande volatilidade climática com o passar das estações, isto é, que dentro de um ano o gramado deve enfrentar desde o calor consideravelmente alto até picos de frio, inclusive com nevadas, o gramado natural não resiste e necessita de manutenção constante, enquanto o gramado sintético não.

Outro aspecto a ser considerado é a frequência em que o gramado é utilizado. Tome por exemplo o campeonato Brasileiro.

Em alguns jogos televisionados, podemos notar que alguns gramados estão acinzentados, ralos e, em alguns casos, repletos de irregularidades. Muitas vezes, o gramado fica “judiado” dessa forma por conta da frequência de utilização. A intensidade da movimentação de pessoas sobre o gramado natural é uma variável que afeta diretamente a sua qualidade e que independe da manutenção realizada. Com o gramado sintético, esse problema não existe.

Para prática esportiva, no entanto, principalmente para o futebol, o gramado sintético deve atender a uma série de especificações para garantir sua durabilidade, conforto e melhor performance dos atletas. Em outro artigo da Total Grass, nós explicamos que, para projetos esportivos, de campos de futebol a quadras de tênis, recomenda-se a utilização de gramas sintéticas com fios mais longos para  mm de comprimento. Com as cerdas mais longas, a absorção de impacto dos jogadores é maior, além do conforto e naturalidade que campos e quadras com esse tipo de gramado proporcionam aos atletas.

É preciso estar atento às fibras utilizadas nos gramados. Para prática de esportes, temos dois tipos de fibras:

  • Monofilamento: trata-se de uma fibra fina de densidade elevada, com uma estrutura muito semelhante ao gramado natural e, por isso, a sensação de naturalidade é maior. Além disso, por conta da maior resistência ao desgaste, sua vida útil é maior. Seu preço é mais elevado que das gramas com fibras fibriladas. 

 TG advanced Monofilamento - Importada

  • Fibrilada: é uma ótima opção para quem busca custo-benefício, por ser mais barata que gramas de monofilamento. Sua estrutura se assemelha a uma corda de plástico entrelaçada com um suporte de malha.

 TG SPORTS STANDART ECO Fibrilada - Importada

A altura e o tipo de fibra da estrutura da grama sintética são totalmente relacionados ao tipo de esporte que será realizado no gramado. Por isso, contar com o time de especialistas de Total Grass é o passo mais sensato a fim de equilibrar os custos do seu projeto esportivo com a melhor qualidade para seus atletas. 

Total Grass - Grama Sintética Decorativa

Posts recentes

Grama sintética esquenta?

Leia mais

Como encontrar grama sintética de alta qualidade?

Leia mais

Tipos de fibra de grama sintética para campos de futebol

Leia mais